Conheça nove benefícios da quinoa e as melhores maneiras de você consumi-la

Conheça nove benefícios da quinoa e as melhores maneiras de você consumi-la

Este alimento costuma ser comparado ao leite materno, por seu valor nutricional e por diversas propriedades que possui.

Você conhece a quinoa? Ou já ouviu falar? Pois bem, ela é um alimento muito nutritivo, considerado o mais completo dentro do reino vegetal. É rica em proteínas e ajuda no fortalecimento muscular, principalmente para quem pratica atividades físicas.

Por conta de suas propriedades nutricionais, a quinoa foi considerada o “grão de ouro” pelos andinos. Entre os principais nutrientes encontramos: mais de 20 tipos de aminoácidos; proteínas; fibra; diversas vitaminas; fitoestrógenos; cálcio e muito mais.

Além disso, quantidades significativas de ômega 3 e 6, presentes na quinoa, são importantes aliados na prevenção de doenças cardiovasculares e redução do colesterol. Ela também é rica em zinco.

De modo geral, não existem contraindicações quanto ao consumo da quinoa, podendo ser ingerido por crianças, idosos, adultos, grávidas, lactantes, vegetarianos e celíacos. Qualquer tipo de pessoa pode consumi-la em sua forma natural. Conheça nove benefícios deste alimento para a sua saúde:

 

  • Ajuda no fortalecimento muscular;
  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Reduz colesterol;
  • Fortalece os ossos;
  • Previne doenças como osteoporose e hipertensão;
  • Ajuda no bom funcionamento do sistema nervoso, manutenção muscular e síntese de hormônios;
  • Favorece o emagrecimento;
  • Fortalece o sistema imunológico e auxilia no processo de cicatrização;
  • Recomendada para pessoas que possuem doença celíaca.

 

E quais as melhores maneiras de consumi-la?

A quinoa pode ser usada para temperar a salada, tanto como a semente propriamente dita como também na forma de farinha. Os grãos inteiros podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou iogurtes, por exemplo. Isso ajuda a acrescentar mais fibras ao preparo, melhorando o fluxo intestinal e garantindo a saciedade.

Já farinha de quinoa pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos – substituindo a farinha de trigo. Além disso, colocar uma colher de farinha de quinoa nos sucos ou vitaminas acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco a essas bebidas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem. Pelo fato de estarem em forma de suco, a frutas perdem muito das suas fibras, e a quinoa pode ajudar a equilibrar essas quantidades.

Geralmente ela é vendida na sua versão em pó, ficando parecida com a aveia moída, mas também pode ser encontrada como grão inteiro. Em ambos os casos, possui todos os seus nutrientes conservados.

 

Mas qual a quantidade diária ideal?

Não existe uma quantidade exata do que seria o ideal, a necessidade pode variar de pessoa para pessoa. O recomendado é que se ingira, no mínimo, quatro colheres de sopa por dia (aproximadamente 100 gramas). Melhor ainda quando associado a alimentos ricos em vitamina C, para que assim o nosso organismo aumente a sua absorção dos nutrientes presentes na quinoa.

Está em dúvida se está consumindo a quantidade certa? Não hesite em procurar orientação de um nutricionista. Dessa forma você chegará na porção adequada do quanto ingerir desse grão.

Fale conosco