10 benefícios da massagem para a sua saúde

10 benefícios da massagem para a sua saúde

Além de livrar os músculos das tensões, a prática ajuda a amenizar alguns desequilíbrios como dor, fadiga e má postura.

A massagem é uma das técnicas mais antigas para a promoção da saúde e bem-estar. Ela compõe uma combinação de movimentos repetitivos aplicados em várias partes do corpo. Atualmente existem vários métodos de massagem com funções diferenciadas que proporcionam um simples relaxamento ou a cura de uma doença.

1- Aumenta a imunidade

Sabia que massagens podem potencializar seu sistema imune? Isso acontece devido ao aumento dos glóbulos brancos, responsáveis pela proteção de doenças. Por aumentar a circulação sanguínea, ela promove o bom funcionamento dos órgãos em geral.

 

2- Trata a depressão

Nesse caso, a massagem é indicada como forma de terapia ou tratamento complementar. Uma massagem relaxante pode diminuir gradativamente sintomas da depressão.

 

3- Ajuda no tratamento do câncer

Em 2004, um estudo no Memorial Sloan-Kettering Cancer Center, na cidade de Nova York, notou-se que pacientes com câncer sentiram menos dor, fadiga, estresse, depressão, náuseas e um aumento significativo na qualidade de vida, depois de algumas sessões de massagem profunda.

 

4- Alívio da ansiedade e estresse

Quem nunca quis uma massagem depois de um dia cansativo?! A principal explicação está no fato de que movimentos relaxantes e repetitivos retiram a tensão dos nervos deixando todo o corpo mais flexível. Também ocorre uma sensação de bem estar pois o cérebro libera mais endorfinas e diminui os hormônios do mal humor.

 

5- Trata insônia

Fazer uma massagem depois de um longo dia de trabalho não só diminui o cansaço, mas provoca um relaxamento físico e mental profundo, o que promove uma boa noite de sono.

 

6- Redução da dor

Massagem para diminuir a dor é extremamente eficaz em casos de dor crônica, sendo indicada pelos próprios médicos. Dores pós-cirurgia, enxaqueca, lombar e pós-treino tem tido excelentes resultados com o uso de massagem diária ou semanal.

 

7- Fortalece o sistema urinário e digestivo

Massagem abdominal melhora o corpo externamente e internamente promovendo o bom funcionamento do organismo como um todo. Em especial, órgãos do sistema urinário e digestivo funcionam de forma adequada quando são estimulados.

 

8- Melhora o funcionamento do coração

A massagem conduz o sangue por todo o organismo mais rapidamente, melhorando a circulação. Além disso, a imunidade do corpo aumenta e o protege contra os radicais livres. Outro beneficio é a regularização da pressão arterial e da frequência cardíaca, ideal para quem sofre algum tipo de disfunção.

 

9- Promove a beleza

Mais do que uma questão de saúde a massagem também promove a beleza. Existem massagens que utilizam de técnicas específicas para o tratamento da postura e defeitos estéticos.

 

10- Ajuda no parto

Futuras mamães encontram na massagem, junto com técnicas de respiração, uma forma de diminuir a dor nas costas durante o parto. A massagem também ajuda no pós-parto pois as mães tem uma recuperação mais rápida e ficam menos tempo no hospital.

 

Como dá pra perceber, os benefícios da massagem são muitos. No entanto, o conhecimento da técnica é essencial para a obtenção de bons resultados. Por isso, deve-se procurar realizar a terapia com um profissional que tenha o domínio da realização do tratamento.

Fale conosco