12 benefícios do maracujá para a nossa saúde

12 benefícios do maracujá para a nossa saúde

Existem mais de 500 variedades de maracujá e praticamente todas elas servem como alimento nutritivo.

Essa fruta, que é “a cara do verão” e é uma das mais produzidas no Brasil, repleta de benefícios. Além de ser um calmante natural, a polpa da fruta é rica em vitaminas do complexo B e C, responsáveis entre outras coisas pela manutenção de nossa saúde mental e emocional.

Veja a seguir como as propriedades do maracujá proporcionam benefícios para saúde e boa forma.

1. Prevenção e combate contra o câncer
Os antioxidantes presentes no maracujá agem eliminando os radicais livres, que são conhecidos por causarem mutação em células saudáveis, transformando-as em potenciais células cancerosas.

2. Suporte ao sistema imunológico
A vitamina C presente na fruta estimula a atividade das células brancas do sangue responsáveis pelo nosso sistema de defesa, protegendo-nos assim tanto de doenças comuns como resfriado, gripe e outras infecções e também de doenças mais graves.

3. Melhora a digestão
O maracujá tem alto teor de água, ideal para melhorar a digestão. Ele também estimula a digestão através de enzimas que aumentam a quantidade de sucos gástricos produzidos no estômago, por isso é conhecido por aliviar muitas doenças gástricas.

4. Aumento da hemoglobina no sangue
O maracujá contém uma quantidade elevada de ferro, cerca de 20% do total que precisamos diariamente. Ele também possui vitamina C, vital para a absorção de ferro no corpo. Uma combinação perfeita para manter os níveis ideais de ferro e hemoglobina no sangue.

5. Melhora a saúde dos olhos
Os benefícios do maracujá para a saúde dos olhos já foram provados. Ele contém uma grande quantidade de antioxidantes, como a vitamina A, a vitamina C e os flavonoides. Estes nutrientes protegem os olhos dos danos causados por radicais livres e cuidam das membranas e mucosas que o compõem.

6. Regula a pressão sanguínea
Devido ao alto teor de potássio e o baixo teor de sódio do maracujá, ele é um alimento altamente eficaz na proteção contra a pressão alta.

7. Ajuda a manter o bom humor
Tanto a fruta quanto a flor do maracujá contêm alcaloides medicinais e fitonutrientes conhecidos por terem propriedades sedativas leves, e são responsáveis por mais benefícios do maracujá. Sua ingestão potencializa a manutenção do bom humor.

8. Alívio para a asma
A fruta possui propriedades antialérgicas, antioxidantes e anti-inflamatórias do maracujá. Os flavonoides do maracujá roxo são particularmente úteis para melhorar os sintomas de asma.

9. Melhora a saúde e a densidade dos ossos
O maracujá é uma fonte rica de minerais como o ferro, cobre, magnésio e o fósforo. Minerais importantes para benefícios do maracujá como aumentar a densidade mineral óssea e reforçar os ossos.

10. Age contra a insônia
Há um composto medicinal no maracujá que funciona como um sedativo. Este composto tem sido associado a uma redução da agitação, insônia, ansiedade e nervosismo, fatores que impedem uma boa noite de sono.

11. Melhora a circulação
A combinação do alto teor de ferro e cobre contidos no maracujá aliada às propriedades vasodilatadoras do potássio pode realmente impactar a composição do nosso sangue e todo o sistema circulatório.

12. Ajuda a manter as células do cólon saudáveis
As fibras solúveis encontradas na fruta limpam as toxinas que podem ser armazenadas no cólon, trazendo benefícios do maracujá como a regulação e facilitação dos movimentos do intestino.

Mesmo sabendo de todos os benefícios do maracujá, há de se ter em mente que ele ainda pode induzir a alguns efeitos colaterais ou sintomas de alergia em pessoas sensíveis a qualquer dos seus nutrientes.

Outro alerta importante é para os diabéticos. Uma vez que a maior parte das calorias desta fruta vêm de açúcares, pessoas com diabetes deve ter cuidado ao ingeri-la, ou pelo menos estar ciente de seus níveis de açúcar no sangue quando decidir comer maracujá.

×