Ameixa: conheça 10 benefícios desta fruta para sua saúde

Ameixa: conheça 10 benefícios desta fruta para sua saúde

Grande aliada da digestão, ela é uma fruta muito popular no Brasil e usada nas mais diversas dietas e preparações alimentares no país.

Além de ser boa para a digestão, você conhece outras qualidades da ameixa? Os benefícios dela para a saúde não param por aí. A fruta é rica em vitaminas do complexo B, além de vitaminas A, C e K e minerais, como magnésio, fósforo, potássio, ferro, cálcio e zinco.

Há pelo menos três tipos de ameixa: a preta, a amarela e a vermelha. A ameixa seca, por ser desidratada, é mais concentrada em açúcares e possui quantidade muito pequena de água. Por isso, ela não é recomendada para pessoas diabéticas. Vamos conhecer os benefícios desta fruta:

1. Boa para a saúde dos ossos
Ela é capaz de fornecer ao organismo a necessidade diária de boro, nutriente que é indispensável para ossos saudáveis. Além disso, o potássio presente na fruta também atua na saúde dos ossos.

2. Melhora a visão
A presença de vitamina A na ameixa é essencial para uma visão saudável. A deficiência em vitamina A é um fator de risco para o desenvolvimento de doenças e condições oculares como cegueira noturna, olhos secos, degeneração macular e catarata.

3. Efeito antioxidante
A presença das mais diversas substâncias como manganês, ferro e compostos fenólicos é responsável por seu potente efeito antioxidante, que ajuda na proteção das membranas celulares de danos causados por radicais livres no organismo.

4. Saúde do coração e redução do colesterol
As ameixas têm grandes quantidades de potássio, que é um mineral importante para o corpo e atua também no bom funcionamento do coração e dos nervos presentes no organismo. O nutriente ajuda a reduzir problemas como pressão arterial elevada e risco de desenvolver condições como tonturas, doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e derrames.

5. Saúde digestiva e alívio da constipação
As ameixas secas ajudam o organismo a digerir os alimentos da forma adequada, a aliviar a prisão de ventre e auxiliam também na evacuação. Isso se deve à presença de fibras e sorbitol.

6. Pele saudável
A presença de vitaminas e minerais altamente nutritivos ajuda a manter a pele saudável e brilhante. As propriedades antioxidantes permitem o retardo de sinais relacionados ao processo natural de envelhecimento, atrasando o desenvolvimento de rugas, por exemplo.

7. Saúde do cabelo
As ameixas são ótimas fontes de ferro, o que contribui para a saúde dos fios. Além disso, a ameixa seca é rica em nutrientes como as vitaminas do complexo B e a vitamina C, que são essenciais para o crescimento saudável das madeixas e para o fortalecimento dos fios, evitando danos e quebra.

8. Redução do apetite
O consumo de ameixa pode ajudar dietas de emagrecimento. Isso porque a grande quantidade de fibras, que demoram mais para serem digeridas pelo organismo, ajuda a manter a sensação de saciedade por mais tempo.

9. Redução da pressão arterial
Ameixas podem reduzir de forma significativa a pressão arterial elevada. A hipertensão é um fator de risco para doenças cardiovasculares e assim, isso também contribui para um coração saudável.

10. Proteção contra enfisema
Os polifenóis presentes na ameixa seca ajudam a reduzir o risco de desenvolver a doença. Enfisema é um tipo de doença pulmonar obstrutiva crônica que causa dificuldades para respirar.

×