Conheça quatro benefícios que o agachamento proporciona a sua saúde
15/08/2022
Conheça quatro benefícios que o agachamento proporciona a sua saúde
A atividade é considerada uma das mais completas que existem, mas precisa ser feita da maneira correta.
Quando o assunto é definir os glúteos e as pernas, os atletas são unânimes: apostam no agachamento. E o melhor de tudo é que esse exercício tem várias versões e pode ser feito em qualquer lugar.
O movimento consiste na flexão e na extensão dos joelhos e quadril, como se fosse realizar o movimento de sentar e levantar, partindo de uma posição vertical do corpo. É um exercício de fortalecimento dos músculos das coxas, quadris, glúteos, bem como ossos, tendões e ligamentos. Abaixo listamos alguns benefícios desta atividade:
1. Exercita o corpo por completo:
O agachamento trabalha quadríceps femural, glúteo médio, glúteo máximo, bíceps femural (posterior da coxa), abdominal e lombar. Ao fortalecer as pernas e os glúteos, a lombar fica protegida e acaba ganhando mais equilíbrio quando o corpo está em movimento. Se você acrescentar carga na parte superior do corpo, terá quase todo o corpo trabalhado durante o exercício.
2. Ajuda a realizar as tarefas diárias:
Com as pernas fortes, o corpo tem mais facilidade para realizar o movimento de sentar e levantar de uma cadeira ou sofá, por exemplo. Por isso, o agachamento é indicado tanto para quem quer definir o corpo quanto para quem pretende apenas manter um condicionamento físico ideal para realizar tarefas cotidianas.
3. Melhora a capacidade cardiorrespiratória:
Como todo exercício físico realizado de forma correta, o agachamento permite uma expansão torácica durante a sua realização. Como resultado, há melhora da capacidade respiratória e benefícios ao sistema cardiovascular. Mas é importante que você faça o movimento de forma correta: inspire ao flexionar os joelhos e expire ao se levantar.
4. Reduz problemas de coluna:
Ao ter coxas e pernas mais fortes, não solicitamos tanto os músculos da zona lombar e da cintura. Com os glúteos trabalhados de forma mais intensa e em amplitude total, também ficamos com a bacia alinhada e uma melhor postura da coluna. Os resultados são menos dores nas costas causadas por má posição do corpo durante o dia.
Preste atenção!
Para quem tem problemas na articulação dos joelhos é indicada uma angulação reduzida para não sobrecarregar a região. Porém, treinar com maior amplitude e menor carga melhora a força, aumenta a massa muscular e consequentemente gera hipertrofia.
Principais erros ao fazer agachamento, são:
• Aproximar os joelhos, o que sobrecarrega as articulações e pode gerar lesões;
• Curvar as costas;
• Tirar os calcanhares do solo, o que provoca estresse nos joelhos;
• Deixar os joelhos ultrapassarem a linha dos pés;
• Jogar o quadril para frente;
Riscos de fazer agachamento errado
Além de não alcançar os objetivos desejados, executar de forma errada a técnica do agachamento pode ocasionar diferentes tipos de lesões, como:
• Lesão na coluna (lombar e cervical)
• Lesão nos joelhos (ligamentos e patela)
• Lesão no quadril