Descubra seis benefícios da ginástica laboral para o trabalhador
15/08/2022
Descubra seis benefícios da ginástica laboral para o trabalhador
Os exercícios se baseiam em duas grandes modalidades: preventivas e corretivas.
Você sabe o que é a ginástica laboral? Ela é a prática de atividades físicas dentro do ambiente da empresa, realizadas durante o expediente para melhorar a disposição do trabalhador. Em outras palavras, elas são muito importantes para evitar lesões e cuidar da saúde do trabalhador.
Segundo o Conselho Federal de Educação Física, o objetivo dessa atividade é proporcionar ao funcionário uma melhor utilização de sua capacidade funcional. Isso acontece através de exercícios de alongamento, prevenção de lesões ocupacionais e dinâmicas de recreação.
Seis benefícios da ginástica laboral para sua empresa:
1) Aumento da produtividade
Uma pesquisa realizada pela empresa de consultoria organizacional ManPower Group mostrou que companhias que possuem programas de bem-estar e saúde são avaliadas como mais produtivas. Além disso, elas estão mais propensas a serem identificadas como estimuladoras de inovação e criatividade.
2) Diminuição dos acidentes
Um dos principais efeitos da ginástica laboral é o aumento da atenção e do estímulo ao sistema neuromotor. Como resultado isso diminui acidentes causados por desequilíbrio, concentração de cargas e esforço repetitivo.
3) Redução do absenteísmo
A ginástica laboral tem função preventiva e corretiva, o que reduz as lesões dos trabalhadores. Acima de tudo, atividades físicas constantes melhoram a resistência cardiorrespiratória e muscular.
4) Melhoria do clima organizacional
Por ser uma atividade fora da rotina, os exercícios laborais tornam o ambiente mais leve, aproximam o empregado de seus colegas e aumentam a satisfação com a empresa.
5) Reduz a fadiga
As pausas promovidas pela ginástica laboral ajudam a combater a fadiga corporal, relaxando a musculatura. Além disso, promovem a redução da fadiga visual, provocada pelo uso constante de computadores e da fadiga mental.
6) Melhora do condicionamento físico
Os exercícios agem aumentando a amplitude do movimento das articulações e a força muscular, tornando o trabalhador mais flexível e mais resistente aos movimentos e às posturas do trabalho.
Fique Atento!
Cerca de 3,5 milhões de pessoas com mais de 18 anos já foram diagnosticados com Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) no Brasil, segundo a Pesquisa Nacional de Saúde do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Além disso, a Pesquisa Nacional da Saúde mostrou que 18,5% da população adulta do Brasil é acometida por doenças crônicas na coluna, totalizando cerca de 27 milhões de pessoas.
Enquanto isso, a prática de exercícios no trabalho ajuda a afastar todos esses problemas e minimiza o estresse laboral, além de ativar o corpo e oxigenar melhor os músculos.