Doenças crônicas comprometem a qualidade de vida
15/08/2022
Doenças crônicas comprometem a qualidade de vida
Hábitos nocivos à saúde estão entre as principais causas das enfermidades
As doenças crônicas têm afetado milhões de pessoas ao redor do mundo, sendo uma das principais causas de morte no planeta, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Elas se caracterizam por apresentar um lento desenvolvimento, o que traz implicações na qualidade de vida e no bem-estar geral, muitas vezes provocando incapacitação.
Só no Brasil, quase metade da população sofre com obesidade, câncer, hipertensão, índice elevado do colesterol, diabetes, além de problemas cardiovasculares e respiratórios, entre outras patologias. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Causas
Há diversos fatores que estão relacionados ao surgimento das doenças, como hereditariedade, infecções por microrganismos e modificações genéticas. Mas a maior parte dos casos tem origem em agressões prolongadas ao corpo, causadas pela manutenção de um estilo de vida inadequado.
Má alimentação, sedentarismo, consumo excessivo de álcool, tabagismo e falta de descanso são alguns dos hábitos que costumam desencadear desequilíbrios. Esses costumes podem provocar alterações nos índices de glicemia, colesterol, na pressão arterial e em outros aspectos da saúde.
Como se prevenir
Não existe fórmulas mágicas ou remédios milagrosos contra as doenças crônicas. A melhor forma de evitá-las ou, quando possível, livrar-se das enfermidades é adotar comportamentos que promovam a qualidade de vida.
Por isso, é fundamental manter uma dieta saudável, com o consumo reduzido de sal e açúcar e rica em cereais integrais, oleaginosas e vegetais. A recomendação da OMS é ingerir 5 porções diárias de frutas, verduras, legumes e tubérculos, o que representa cerca 400 gramas. Isso significa que os alimentos devem estar presente em todas as refeições.
Também é indicado estabelecer uma rotina ativa e praticar exercícios físicos com regularidade, além de reservar períodos para atividades prazerosas e relaxantes. A ingestão adequada de água e a exposição moderada ao sol são outras medidas que previnem o aparecimento dos problemas.
Hábitos preventivos
– Alimentação saudável
– Descanso noturno adequado
– Hidratação regular
– Exposição moderada ao sol
– Prática de exercícios físicos
– Vivência de momentos de lazer
– Não fumar
– Consumo reduzido de bebidas alcoólicas