Novembro Azul reforça importância dos cuidados à saúde do homem
15/08/2022
Novembro Azul reforça importância dos cuidados à saúde do homem
Campanha promove conscientização sobre a prevenção ao câncer de próstata e às doenças masculinas
O Novembro Azul é o movimento mundial de conscientização das doenças masculinas. A campanha reforça, especialmente, a importância da prevenção e detecção precoce do câncer de próstata. Esse é o segundo tipo mais comum entre indivíduos do sexo.
Por isso, quem já possui 50 anos precisa fazer exames de sangue e do toque retal com frequência. Mas as pessoas que apresentam fatores de risco, como idade avançada e histórico familiar da doença, devem realizar avaliações regulares a partir dos 40 anos.
O sedentarismo, a má alimentação e o excesso de gordura corporal são outras ameaças.
Sintomas
O câncer de próstata não costuma dar sinais. Quando há manifestação, os sintomas são idas frequentes ao banheiro, dificuldades ou ardor ao urinar, jato urinário fraco e a presença de sangue no xixi ou no esperma.
Hiperplasia prostática
A hiperplasia prostática causa o aumento benigno da próstata, mas não é um câncer. Ela ocorre, principalmente, em homens com mais de 50 anos. O problema pode ocasionar o surgimento de infecções e cálculos renais, se não for tratado.
Em alguns casos, a hiperplasia comprime a uretra, o que compromete o fluxo do xixi. Essa condição provoca dificuldade e vontade repentina de ir ao banheiro, redução do jato e do volume da urina e sensação de bexiga não esvaziada.
Ainda não há uma definição exata da sua causa. No entanto, fatores como mudança hormonal, idade, genética e histórico familiar aumentam as chances de incidência da doença.
Higiene íntima
O hábito de lavar o pênis é essencial para prevenir as patologias que colocam em risco a saúde masculina. A prática elimina a secreção que se concentra no órgão, o que evita infecções, mau cheiro e o câncer peniano. A higiene também deve ser realizada após as relações sexuais. Isso porque a ação remove o lubrificante do preservativo, os resquícios de sêmen e os fluidos vaginais da parceira.
A orientação é afastar o prepúcio, pele que envolve a cabeça do pênis, e limpar a área com água corrente e sabão. Os testículos e a virilha são outros locais que necessitam ser limpos. Homens com fimose precisam ser ainda mais cautelosos, visto que a condição facilita o acúmulo de sujeira.