Saiba quando é preciso buscar ajuda para tratar a ansiedade
15/08/2022
Saiba quando é preciso buscar ajuda para tratar a ansiedade
Descontrole do estado emocional pode tornar-se problema crônico de saúde
Apontada por especialistas como o mal do século, a ansiedade é um estado emocional e faz parte das reações naturais do corpo. Em níveis normais, ela é saudável e importante para nos manter em alerta, pois gera os estímulos necessários à sobrevivência e à adaptação à vida em sociedade.
O problema é quando as respostas do organismo passam a ser exacerbadas, provocando, entre outras coisas, inquietação, falta de ar e aceleração das batidas do coração. Essa circunstância atrapalha o bem-estar geral, além de comprometer o desenvolvimento de atividades simples e das tarefas do dia a dia.
Em alguns casos, a condição torna-se aguda ou crônica, o que acaba ocasionando o surgimento de distúrbios, como fobias, ataques de pânico e transtorno de ansiedade generalizada (TAG).
Causas
O descontrole na ansiedade atinge todas as faixas etárias e ocorre em função de diversos aspectos, que estão associados a fatores sociais, ambientais e até a predisposição genética. As cobranças no trabalho, as obrigações da vida estudantil, os problemas familiares e no relacionamento amoroso, além do uso excessivo de dispositivos eletrônicos são alguns dos gatilhos que podem desencadear a perturbação.
Sintomas
Os efeitos do desequilíbrio dos níveis de ansiedade são vários e costumam afetar o estado emocional e físico. Veja quais os sinais:
Emocionais
– Pensamentos negativos;
– Medo;
– Inquietação;
– Angústia;
– Irritação;
– Dificuldades de concentração e relaxamento;
– Comprometimento da qualidade do sono.
Físicos
– Batimentos acelerados do coração;
– Falta de ar;
– Suor em excesso;
– Boca seca;
– Embrulho no estômago;
– Pressão no peito;
– Tensão muscular;
– Enjoos;
– Formigamento.
Tratamento
Quanto mais cedo for realizado o diagnóstico da disfunção, maiores são as chances de evitar a progressão para quadros agudos ou crônicos de ansiedade. Por isso, é importante buscar acompanhamento médico quando as perturbações passam a ocorrer com frequência, interferindo na rotina pessoal e profissional.
O tratamento pode ser realizado de várias formas e leva em consideração os aspectos que envolvem cada caso. Psicoterapias, medicamentos e mudanças no estilo de vida são alguns meios utilizados. Práticas que favorecem o equilíbrio e o relaxamento, como ioga e meditação, também costumam propiciar bons resultados