Como posso agendar minha mamografia?

Como posso agendar minha mamografia?

Saiba quais são os passos para marcar o seu exame pelo SUS ou nas clínicas particulares.

Além de ser uma forma de checar sua saúde, a realização de exames de rotina também é uma maneira de demonstrar carinho e atenção com o próprio corpo. Afinal, eles possibilitam investigar de forma assertiva como nosso organismo está funcionando.

Um dos exames mais importantes que as mulheres precisam realizar é a mamografia, pois ela ajuda a avaliar a saúde das mamas e permite identificar possíveis nódulos, sejam eles benignos ou malignos. Veja como realizar a marcação do seu exame.

 

O que devo fazer?

Para realizar a mamografia é necessário agendar o exame. A solicitação precisa ser feita por um médico, que pode ser um ginecologista, mastologista ou um clínico geral. É importante você saber que existem dois fatores que influenciam para que o médico solicite este exame.

 

Que pode ser preventivo.  Onde será solicitado mesmo que não haja nenhum sintoma evidente de câncer de mama. Servindo para detectar alterações nas mamas, antes de serem perceptíveis no autoexame ou no exame feito no consultório médico.

Ou do diagnóstico de doença sintomática. Ou seja, quando o médico ou a mulher identificam um nódulo na mama ou algum sintoma do câncer.

 

Como agendar a mamografia no SUS

Quem for realizar a mamografia pelo SUS pode se dirigir a um posto de saúde portando a solicitação do exame feita pelo médico, a carteira de identidade, um comprovante de residência, o CPF e o Cartão SUS.

 

Como agendar a mamografia em laboratórios particulares

Quem for realizar a mamografia em laboratórios ou clínicas particulares precisa agendar o exame previamente. Esse agendamento pode ser feito pessoalmente, por telefone ou, caso o laboratório disponibilize o serviço, via internet. No momento de agendar o exame e no dia de realizá-lo é importante que você tenha em mãos a solicitação dada pelo médico, a carteira de identidade e/ou a carteira do plano de saúde.

 

E quem mora na cidade do Recife, tem outra opção?

Quem reside na Capital Pernambucana tem a chance de realizar os exames no Mamógrafo Móvel da Prefeitura do Recife. Todos os meses, é disponibilizada uma quantidade limitada de mamografias para a população.

No mês de fevereiro – serão realizadas, ao todo, 1.280 mamografias. O veículo deve passar por 20 bairros e, em cada um deles, serão disponibilizadas 80 vagas, sendo 40 de manhã, a partir das 8h, e 40 à tarde.

Para realizar a mamografia não é necessário agendamento, mas é preciso estar na faixa etária entre 50 e 69 anos, recomendada pelo Ministério da Saúde, levar documento de identificação, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e comprovante de residência. Também é preciso ser moradora do Recife. Quem está fora dessa faixa etária e precisa fazer a mamografia deve procurar a unidade de saúde de referência para pegar encaminhamento.

O resultado do exame é entregue em até 20 dias, na unidade de saúde onde o veículo ficou estacionado, ou na mais próxima. O calendário completo você confere logo abaixo:

Fonte: recife.pe.gov.br

Lembre-se de avisar ao médico sobre suas limitações. É importante estar confortável para fazer a mamografia. Sendo assim, mulheres que apresentam alguma condição que dificulte o posicionamento na máquina, como dores que atrapalhem levantar o braço, precisam avisar ao profissional, pois esse fator precisa ser levado em consideração.