Como posso melhorar meu treino e os resultados da academia?

Como posso melhorar meu treino e os resultados da academia?

É importante estar focado e manter a motivação para atingir os objetivos a que se comprometeu, evitando faltar nas aulas e se alimentando bem para que os treinamentos sejam eficientes.

Seja uma simples caminhada no parque ou a prática de algum esporte, tudo é válido para iniciar uma rotina de atividades físicas.

A melhoria da qualidade de vida por meio do incentivo aos exercícios físicos é cada vez mais comum. Mas para sair do sedentarismo é necessário tomar várias precauções, como controlar as taxas de colesterol, glicemia e pressão arterial, assim como corrigir os seus hábitos alimentares.

A dose ideal de atividade física é individual e delimitada pelo prazer e pela dor. Devem ser levados em conta a idade, a motivação, a aptidão e o biótipo, sempre com base na avaliação física de um especialista.

Sabendo de tudo isso, listamos para você, oito importantes dicas que vão te ajudar a melhorar o seu treino e os resultados das atividades físicas:

 

  1. Nunca treine em jejum:

O jejum pode causar hipoglicemia, ou seja, baixos níveis de açúcar no sangue que diminuem o rendimento durante o treino e diminuem o ganho de massa muscular;

  1. Beba um suco de laranja natural antes do treino

O suco de laranja 30 ou 20 minutos antes do treino confere a energia necessária para seu corpo, de forma a queimar gordura e ganhar massa muscular – evitando que o organismo use os músculos como fonte de energia;

  1. Coma alimentos ricos em proteínas

As proteínas ajudam na reconstrução e no crescimento da massa muscular;

  1. Planeje sua rotina de treinos

O planejamento vai te ajudar a ter mais disciplina e facilitar na regularidade das atividades.

Essa regularidade é muito mais importante que a intensidade, é melhor fazer pouco e bem feito do que irregular. Além disso, o planejamento e a estratégia são fundamentais para a evolução constante e segura dos exercícios;

  1. Alongue-se antes dos treinos

Este hábito favorece o crescimento muscular e previne o risco de lesões;

  1. Mude de exercícios frequentemente

Mudar a rotina de exercícios de acordo com a evolução física e a orientação do preparador físico faz com que o músculo tenha mais tempo para se recuperar.

  1. Aumente gradualmente a carga dos pesos

O aumento gradual da carga dos pesos, de acordo com a orientação do preparador físico, estimula melhor os músculos, fazendo com que estes cresçam mais rapidamente;

  1. Espere (no mínimo) um dia para treinar os mesmos grupos musculares: 

Por exemplo, se hoje treinou braços, amanhã deve treinar pernas. Isto ajuda os músculos a se recuperarem do treino, evitando lesões e sobrecarga.

 

Se estas dicas forem seguidas corretamente, é possível melhorar os resultados da academia, que podem ser visíveis mais rapidamente do que o esperado. Mas não se esqueça, a ajuda de um educador físico é indispensável.