Conheça seis benefícios da corrida para a sua saúde!

Conheça seis benefícios da corrida para a sua saúde!

Além de ajudar no emagrecimento, atividade melhora a capacidade respiratória e traz benefícios cardiovasculares.

Há quem acredite que a corrida é o mais democrático dos esportes por causa de sua praticidade. No geral, com um tênis e uma roupa confortável já é possível arriscar os primeiros passos. E, além de ser simples de se iniciar, a corrida ainda oferece uma série de vantagens para seus praticantes, tanto para a saúde física quanto mental.

Por ser um esporte onde temos que movimentar nosso corpo através de sucessivos saltos para se deslocar, necessitando recrutar muitos músculos, ele gera um gasto calórico muito grande. Além disso, é uma atividade predominantemente aeróbica, o que por si só já ajuda na queima de calorias. Conheça outros benefícios deste exercício:

1. Correr fortalece o coração
O treinamento de corrida irá promover, a longo prazo, uma melhora da eficiência da força de distribuição do sangue para todos os tecidos do corpo. Em outras palavras, o coração fica mais forte e mais econômico diante do trabalho em exercício e repouso. Ele aumenta o fluxo sanguíneo para todo corpo, sendo capaz de bombear mais sangue com menos batidas, se tornando mais eficiente.

2. Auxilia o cérebro
Melhora de oxigenação, estímulos entre células nervosas e condução neuromuscular são alguns dos benefícios da corrida. A atividade também promove aumento de fluxo de sangue ao lobo frontal, a área é associada à concentração e foco, que controlam a tomada de decisão e a maneira como gerenciamos nosso tempo.

3. Fortalece os ossos
Esta atividade melhora a massa óssea e, consequentemente, há uma melhora no fortalecimento dos ossos. A prática da corrida é muito importante para crianças, adolescentes, adultos, homens ou mulheres, mas principalmente para elas. As mulheres têm uma melhora acentuada no que se refere ao momento pós-menopausa, ciclo em que pode haver um déficit ou debilidade nos ossos.

4. Tonifica os músculos
A corrida fortalece não só os membros inferiores (pernas e glúteos), mas também braços e core (centro do corpo, região abdominal), atribuindo ao músculo resistência, queimando gorduras e auxiliando no emagrecimento e definição muscular (aliado à dieta adequada).

5. Melhora a pressão arterial
A melhora da resistência vascular, vasodilatação dos capilares, aumento dos capilares, diminuição do LDL, aumento do HDL e processo equilibrado dos reguladores da pressão arterial são otimizados com treinamento de corrida de rua.

6. Ajuda a dormir melhor
A corrida é uma atividade que tem um gasto calórico grande e esse pode ser um fator que te ajudará a ter noites de sono melhores. Devido ao fato de estarmos fazendo uma atividade de grande intensidade, e pelo esforço que nosso corpo é submetido, tendemos a dormir melhor. Isso significa que podemos ter uma noite de sono com mais qualidade. Porém, varia de pessoa para pessoa.

Porém, é aconselhado se alongar especialmente caso você esteja se recuperando de uma lesão muscular, o que auxilia a esticar as fibras para que elas se restabeleçam – antes da corrida.

Correr não deve ser um sofrimento ou obrigação. Para auxiliar o desempenho da atividade mesmo diante de cansaço e obstáculos, é preciso ter uma meta por vez, modesta e viável. Com a mente focada em um objetivo central, há maior motivação para a prática do exercício e de se superar.

×