Conheça sete benefícios do chocolate para a sua saúde

Conheça sete benefícios do chocolate para a sua saúde

Além de ser um doce delicioso, bem dosado e do tipo certo, a iguaria pode até ajudar a emagrecer.

O chocolate é um alimento encontrado na forma pastosa, sólida e de bebida doce ou amarga, feito a partir da amêndoa torrada do cacau. Além de ser uma delícia, o seu consumo moderado também oferece uma lista de benefícios para nossa saúde. E quanto mais cacau na fórmula, melhor.

O cacau é rico em substâncias conhecidas como flavonóides, que são potentes antioxidantes. Eles protegem o organismo contra os radicais livres (moléculas muito reativas que são produzidas pela oxidação biológica e danificam vários tecidos). Todos estes alimentos são associados a um menor risco de várias doenças, incluindo diabetes e doença cardíaca. Conheça alguns benefícios do chocolate:

1. Dá saciedade
O chocolate pode ajudar você a sentir-se mais satisfeito e não exagerar na comida. Os ácidos fenólicos presentes no cacau podem aumentar a produção do hormônio leptina, que aumenta a sensação de saciedade.

2. Protege contra derrames
O cacau é rico em antioxidantes que reduzem a inflamação nas artérias e a aderência do colesterol à parede dos vasos, prevenindo a formação de trombos na corrente sanguínea e, consequentemente, o AVC (acidente vascular encefálico).

3. Ajuda a emagrecer
O chocolate pode ajudar a emagrecer – desde que inserido dentro de uma alimentação balanceada. O doce é rico em cafeína, que acelera o metabolismo e ajuda a queimar calorias, mas é preciso ingerir a versão amarga, com muito cacau. A diminuição do estresse e da ansiedade e o aumento da saciedade também são benefícios que podem contribuir para eliminar mais rápido os quilos extras.

4. Melhora o raciocínio
A cafeína presente no chocolate pode estimular a memória, a atenção, a concentração e o desempenho mental em geral.

5. Controla o colesterol
O consumo de chocolate amargo – rico em cacau e flavonoides – pode auxiliar na diminuição do colesterol total e do colesterol LDL (o colesterol ruim). Os antioxidantes diminuem a inflamação e o acúmulo de gordura nos vasos.

6. Antienvelhecimento
Por ser rico em antioxidantes, vitaminas A e do complexo B, o chocolate ajuda a neutralizar os radicais livres do organismo que, quando elevados, podem provocar danos celulares relacionados ao processo de envelhecimento. É por isso que o doce também é usado em cosméticos com efeito regenerador, antirrugas e antienvelhecimento.

7. Promove bem-estar
O chocolate libera endorfinas que melhoram o humor e a ansiedade e ainda combatem a depressão e o desânimo. Além disso, ele fornece energia, melhorando a disposição para as atividades diárias, e concentra outras substâncias que reforçam a sensação de bem-estar.

Se o chocolate for consumido em excesso (acima de 100 gramas diárias), ele pode causar alguns problemas: acne, desarranjo intestinal e aumento do peso.

×