Descubra como combater o colesterol se alimentando bem!

Descubra como combater o colesterol se alimentando bem!

Além disso, uma dieta balanceada pode ser a solução para muitos problemas de saúde e defesa do organismo.

Apesar de ser visto como vilão, o colesterol é um tipo de gordura essencial para o organismo. Pois ele é necessário para a produção de novas células, sais biliares, vitamina D e de hormônios esteróides – como testosterona e progesterona. No entanto, o problema é que em excesso ele traz prejuízos à saúde.

Para evitar que esses riscos se apresentem, o ideal é manter os padrões de uma alimentação saudável. É preciso que esta dieta seja pobre em açúcar e gorduras – aliado à prática regular de exercícios físicos. Existem alguns alimentos que podem dar uma forcinha para que os níveis de colesterol fiquem bons.

 

7 alimentos que reduzem o colesterol ruim e elevam o colesterol bom:

 

Peixes (como sardinha e arenque): ricos em ômega 3, possui uma gordura poliinsaturada que ajuda a baixar o colesterol ruim e os triglicerídeos, aumentando também os níveis de colesterol bom.

Oleaginosas (como amêndoas, castanhas e nozes): esses alimentos possuem gorduras mono e poliinsaturadas. Fornecerem vitaminas e minerais antioxidantes, como a vitamina E, o selênio, o magnésio e o zinco. Sendo assim, a presença desses nutrientes ajuda a reduzir os níveis de colesterol ruim.

Semente de abóbora: a abóbora já é uma hortaliça que oferece muitos nutrientes ao organismo. Sua semente também ajuda na busca de uma vida saudável. Elas são ricas em gorduras monoinsaturadas e beta-sitosterol, que ajudam a aumentar o colesterol bom e reduzem o mau.

Abacate: é rico em gorduras monoinsaturadas e beta-sitosterol, que ajudam a regular os níveis de colesterol.

Linhaça e chia: além de serem fontes vegetais de ômega 3, esses alimentos também são ótimas fontes de fibras, que reduzem a absorção do colesterol.

Azeite de oliva extravirgem: é uma ótima maneira de reduzir o colesterol ruim, pois é rico em ômega 9, uma gordura monoinsaturada que reduz os níveis de colesterol LDL.

Alho: ele é muito usado como tempero, na culinária brasileira. Além disso, pode ajudar a reduzir tanto os níveis de colesterol ruim e de triglicerídes.

×