Descubra quatro benefícios do pilates para a saúde

Descubra quatro benefícios do pilates para a saúde

A atividade faz bem para o corpo e para mente.

O pilates pode ser realizado por adultos, idosos, gestantes e crianças, desde que não haja restrições médicas. Além de ser uma opção de exercício físico, também pode ser utilizado na reabilitação de pacientes pós-cirúrgicos com dor aguda e sequelas neurológicas de várias origens, como acidentes vasculares cerebrais, Parkinson e distrofias musculares.

Motivos para escolher o pilates não faltam: a atividade melhora o desempenho em corridas, combate dores e auxilia na prevenção de fraturas osteoporóticas. Abaixo listamos cinco benefícios da atividade para a nossa saúde:

 

  1. Combate o estresse e a ansiedade

A atividade contempla uma ordem de exercícios que exige concentração e trabalha vários aspectos corporais, como a musculatura respiratória. Por isso, os praticantes adquirem um maior controle sobre o corpo, o que possibilita lidar melhor com situações de estresse, crises de ansiedade e nervosismo.

  1. Corrige a postura

Acreditava-se que a coluna ideal deveria ser ereta. Hoje, sabemos que a coluna possui curvas fisiológicas que devem ser respeitadas para uma maior absorção do impacto e resistência a esforços. Por meio de exercícios de alongamento axial, isto é, com a coluna alinhada e alongada durante toda a sessão, adquire-se maior força nos músculos que sustentam a lombar. Isso se reflete naturalmente nas atividades do dia a dia.

  1. Melhora a respiração

O indivíduo que tem estresse ou ansiedade constante interrompe a respiração normal, gerando um bloqueio no músculo do diafragma. Como o pilates trabalha a musculatura respiratória, ele é capaz de ensinar novamente essas pessoas a respirarem, o que é feito pela associação dos exercícios em um tempo preciso de inspiração e expiração.

4. Trabalha os músculos

O grande diferencial do método pilates é que o fortalecimento muscular é realizado de forma global e não segmentada. Durante os exercícios, ocorre a ativação simultânea de diversos grupos musculares e há uma integração dos músculos principais, secundários e posturais. Além disso, as articulações também são estimuladas.

 

As atividades devem ser feitas com o acompanhamento de um profissional, que vai recomendar e orientar a realização dos exercícios. E você, gostou das vantagens de fazer pilates? Planeje-se e comece a praticar!

 

 

×