Para que serve o grão-de-bico? Conheça 10 benefícios deste alimento!

Para que serve o grão-de-bico? Conheça 10 benefícios deste alimento!

Closeup of chickpeas legumes

Conhecido como “grão da felicidade” ele alivia os sintomas da TPM e promove sensação de bem-estar.

O grão-de-bico pode ser um excelente substituto do feijão, ajudando na composição de uma dieta saudável e de baixo custo. Além disso, é uma excelente opção para veganos ou vegetarianos, pois substitui o consumo de proteínas animais sem provocar deficiência do nutriente no organismo.

Além de ser um ótimo aliado na redução de peso, o consumo do grão-de-bico pode oferecer outros benefícios ao corpo e a mente. Veja abaixo as principais vantagens de consumir a leguminosa:

1. Melhora o funcionamento do intestino
Ele possui grandes quantidades de fibras que atuam principalmente na saúde do intestino, contribuindo no tamanho do bolo fecal e na limpeza das paredes do intestino.

2. Controla o colesterol
A presença das fibras ajuda também no controle do colesterol. Isso porque elas ajudam a eliminar a gordura do organismo e consequentemente resultam na melhora do colesterol.

3. Aliado da saúde emocional
Ele possui uma substância que contribui na produção da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer e satisfação. O grão é melhor que o chocolate, pois seu consumo é mais saudável e ainda auxilia no emagrecimento.

4. Fortalece o sistema imunológico
Assim como outras leguminosas, o grão-de-bico é rico em zinco e vitamina E, ambos são agentes importantes no combate de gripes e resfriados, garantindo reforço ao sistema imunológico.

5. Alivia os sintomas da TPM
O grão pode ser um excelente auxiliar no combate aos sintomas da TPM, isso porque possui alto teor vitamina B6, cálcio, vitamina D e fibras. Ele atua inibindo um hormônio que na fase pré-menstrual regula a excreção de sódio e é responsável pela retenção de líquido e o inchaço.

6. Importante durante a menstruação
Durante o período menstrual é normal os níveis de ferro do corpo diminuírem, devido à perda de sangue causada pela menstruação. O grão-de-bico contém grandes quantidades de ferro e por isso seu consumo ajuda a repor o mineral perdido.

7. Mantém a saciedade por mais tempo
A leguminosa é rica em proteínas e possui índice glicêmico baixo, com isso a digestão é mais fácil causando um tempo maior de saciedade, já que o pâncreas não ficar sobrecarregado.

8. Fortalece os ossos
O grão é rico em cálcio, além de conter boas quantidades de vitamina K e fósforo. Esses nutrientes auxiliam no fortalecimento ósseo, podendo prevenir fraturas, contusões e doenças que afetam os ossos, como a osteoporose.

9. Previne a anemia
O grão-de-bico por ser um alimento com grande quantidade de ferro, pode ser um excelente aliado na prevenção da anemia.

10. Ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares
Seu consumo ajudará na redução do colesterol ruim, diminuindo os riscos da aparição da hipertensão arterial. Além das fibras, o potássio presente no grão tem efeito vasodilatador, diminuindo a pressão arterial e protegendo a saúde do coração.

Uma contraindicação do uso de grão-de-bico está ligada aqueles pacientes que são intolerantes ao consumo de fibras, podendo gerar desconforto abdominal e acúmulo de gases.