Por que minhas pernas se sentem cansadas e pesadas depois da corrida?

Por que minhas pernas se sentem cansadas e pesadas depois da corrida?

Existem diferentes causas para este problema. A boa notícia é que há correções fáceis para essas complicações.

Você está correndo e sente um cansaço absurdo? As pernas ficam pesadas e a mente diz para você parar? É a fadiga que chegou com tudo. O quadro, apesar de bastante comum, merece atenção, já que traz riscos. Pois é, afinal de contas dor, incômodo e atividade física não combinam.

É provável que seus músculos não estejam sendo reparados completamente. À medida que a fadiga aumenta e se acumula o corpo não tem a chance se recuperar 100% antes da próxima corrida. Existem diferentes causas para as pernas cansadas e pesadas. Vamos descobrir algumas e as possíveis soluções:

1. Não se alongar após o treino
Alongar-se não é um mero relaxamento após a corrida, mas sim algo necessário para diminuir a rigidez muscular e possíveis dores. Ao se alongar, há maior amplitude de movimento dos membros inferiores. Quanto menos se alongar, menor será essa amplitude e, então, maior será a rigidez das pernas.

Como corrigir:

Dedique 10 minutos ao final de seus treinos de corrida para alongar bem as pernas, deixando-as mais flexíveis e leves para o próximo treinamento. Estique todas as partes de seu corpo que são trabalhadas ao correr: quadríceps, glúteos, costas, quadris, pernas.

2. Calçados inadequados

Calçar tênis que não são adequados ao seu pé e tipo de pisada podem deixar suas pernas bem pesadas. Muita gente acaba comprando o par de tênis mais barato por caber no bolso – mas até mesmo a curto prazo “o barato pode sair caro”.

Como corrigir:

Consulte seu ortopedista ou mesmo ao comprar o calçado ideal para correr procure por um atendente especializado na loja. Experimente diversas opções.

3. Falta de ferro
O ferro é um componente da hemoglobina, responsável pelo transporte de oxigênio aos músculos em atividade. Então, se você sofre de deficiência de ferro, seu corpo tem mais dificuldade de fornecer oxigênio aos músculos durante uma corrida. Logo, você sentirá fadiga especialmente nas pernas.

Como corrigir:

É preciso reajustar seu plano alimentar, buscando refeições mais equilibradas e alimentos que contenham ferro.

4. Deficiência de sono
Insônia ou mesmo o fato de dormir poucas horas são aspectos terríveis para uma vida saudável. A deficiência de sono traz fadiga e pode se manifestar como pernas cansadas durante a corrida.

Como corrigir:

O recomendável para atletas é que durmam de 7 a 9 horas por noite.

Se você descartou todas as possibilidades acima e ainda sim apresenta cansaço nas pernas, procure um médico imediatamente para verificar demais condições que possam trazer essa sensação.

×