Seis dicas para as crianças se divertirem nas férias com mais saúde

Seis dicas para as crianças se divertirem nas férias com mais saúde

Este período é uma época que pais ou responsáveis precisam ficar atentos e não podem descuidar da qualidade de vida da garotada.

Com a chegada do mês de julho a rotina das crianças muda, tanto na alimentação como nas atividades ao ar livre. Com a ausência de horários definidos, de comidas  saudáveis e brincadeiras que promovem a movimentação do corpo, a qualidade de vida da criançada fica comprometida.

Para ajudar a manter a qualidade de vida da garotada, precisamos ter cuidados nesta época, em que simples problemas como insolação e desidratação podem atrapalhar os dias de diversão da criançada. Listamos abaixo alguns deles:

Exposição solar: A criança deve evitar o sol entre 10h e 16h, e sempre usar protetor, que precisa ser passado meia hora antes da exposição solar. Repita o procedimento a cada duas horas. E não esqueça: dias nublados também merecem proteção. Chapéus e bonés devem fazer parte do kit.

Hidratação: Ofereça regularmente água, sucos, chás e água de coco para seus filhos. Os sinais clássicos de desidratação são lábios e língua secos, falta de elasticidade da pele e diminuição da urina. Se a criança apresentar esses sintomas já comece a hidratação em casa, antes mesmo de chegar ao pediatra.

Evite a diarreia: A doença merece atenção, porque pode desidratar rapidamente a criança: para evitá-la, lave as mãos depois de usar o banheiro e antes de preparar alimentos. Frutas, legumes e verduras devem ser lavados com água filtrada. Atenção ainda com a roupa que elas usam: o ideal são as de algodão. Escolha peças mais leves, pois o calor costuma contribuir para o agravamento da doença.

Alimentação: Com o calor, as comidas estragam rapidamente, por isso não compre alimentos prontos para o seu filho fora de casa ou na praia. Você não sabe como e quando eles foram preparados e conservados. As crianças devem evitar frituras, gorduras e consumir mais legumes, grelhados e frutas, em especial aquelas hidratantes, como melancia, melão, pera, maçã.

Cuidados com os olhos: A areia da praia, o sal do mar e o cloro da piscina podem irritar o olho da criança. Inchaço, vermelhidão e secreção sugerem uma conjuntivite, que mesmo não comum nesta época do ano, pode aparecer. O melhor é lavar os olhos com água fervida e fria e procurar um especialista.

Estimule brincadeiras: Busque opções mais óbvias e baratas, como os parques, para levar a criançada para andar de bicicleta, fazer caminhada observando a natureza. Os brinquedos de parquinhos de areia são uma ótima opção também, porque estimulam a interação com outras crianças.

Vale lembrar que as atividades físicas têm benefícios como: o combate à obesidade, aumentam a resistência contra doenças e ajudam no desenvolvimento do corpo.

×