Ser feliz pode ser mais importante do que você pensa

Ser feliz pode ser mais importante do que você pensa

felicidade

Você sabia que estar feliz pode influenciar o seu bem-estar físico?

Isso porque pessoas felizes tendem a possuir uma autoestima elevada e se cuidar mais, seja praticando exercícios, cuidando da alimentação e/ou tendo boas noites de sono. Recentemente, a empresa de pesquisa CVA Solutions fez um levantamento inédito, onde 67% dos entrevistados que se intitulavam como “muito felizes”, afirmavam também possuir um excelente estado de saúde.

De acordo com a psicóloga da Interne, Cybele Mascena, “felicidade é um estado de espírito, algo momentâneo que vai oscilando durante o dia”. Para ter mais momentos felizes, uma dica da psicóloga é encontrar prazer nas atribuições diárias. “É interessante que a gente dê sentido, crie um laço afetivo com as nossas atribuições. Perguntar qual é o seu propósito em cada atividade é fundamental para chegar a esse estado de espírito”.

O que o mundo fala sobre felicidade?

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Utah (EUA) reuniu evidências para comprovar que a felicidade tem influência positiva no sistema cardiovascular e imunológico, controlando hormônios, diminuindo inflamações e aumentando o processo de cicatrização. Isso é ligado à existência de telômeros [extremidade dos cromossomos] mais longos.

Um sentimento químico:

O bem-estar também é um sinal de que as taxas do hormônio serotonina estão em alta, pois é justamente esse hormônio que é responsável pela renovação dos tecidos. A relação da serotonina e a renovação dos tecidos é dada pela ação do hormônio na segunda fase da cicatrização de feridas, conhecida também pelo nome de inflamação, que tem por função eliminar os tecidos doentes e mortos e fundir novos elementos para reconstruir os danos causados pelo ferimento.

Conselho da psicóloga:

Cybelle ainda dá alguns conselhos para cuidar da saúde e buscar o equilíbrio: “A procura por hobbies e opções de lazer é de extrema importância para fugirmos de uma situação de estresse, dor, etc. Às vezes só o fato de ouvir música durante o trabalho auxilia na produtividade e no bem-estar de maneira geral”.

×