Você gosta de abacate? Conheça oito benefícios da fruta para nossa saúde!

Você gosta de abacate? Conheça oito benefícios da fruta para nossa saúde!

Já se sabe que as gorduras encontradas nele são responsáveis podem prevenir doenças cardíacas e até o câncer.

Sabemos que as frutas podem auxiliar no processo de emagrecimento e proporcionar saciedade em momentos oportunos. Enquanto a maioria delas é rica em carboidratos, o abacate é composto, em sua maior parte, por gorduras. Só que essa característica pode parecer ruim, e por isso diversas pessoas evitam o seu consumo e o excluem da lista de frutas permitidas em uma dieta, apenas pela fama criada sobre seu alto valor calórico, abrindo mão dos diversos benefícios dele para a saúde e boa forma.

Entretanto, os lipídeos presentes no abacate são muito saudáveis e a fruta pode ser uma ótima opção na estruturação de uma dieta balanceada. Além disso, listamos abaixo 10 benefícios deste alimento para nossa saúde:

 

  1. Reduz estresse

Ele contém uma substância chamada glutationa, que reduz os efeitos do cortisol, hormônio característico do estresse. A glutationa também beneficia a desintoxicação de seu organismo e melhora o funcionamento de seu fígado.

  1. Anticâncer

A substância responsável por esse poder é a glutationa, já descrita anteriormente. Ela é capaz de agir como bloqueadora de pelo menos 30 agentes cancerígenos diferentes.

  1. Controle do colesterol

Ele proporciona o aumento do colesterol HDL, considerado o colesterol bom, e a redução do colesterol LDL, o colesterol ruim. Além disso, reduz a quantidade do hormônio beta-sitosterol e é capaz de inibir a absorção do colesterol dietético.

  1. Fluxo intestinal regular

O bom funcionamento do intestino é mais um dos benefícios do abacate, vindo das fibras contidas no fruto.

  1. Regula a menstruação

Você pode utilizar o abacate para regular seu ciclo menstrual. Um ciclo menstrual sob controle proporcionará também a redução dos efeitos da TPM (tensão pré-menstrual).

  1. Melhora a visão

Existem benefícios do abacate para a saúde de sua visão proporcionados pela vitamina A contida no fruto.

  1. Proporciona melhor saúde a seus cabelos

O fruto ajuda você a livrar-se dos incômodos de caspas, proporciona força aos cabelos e ainda auxilia na prevenção de calvice.

  1. Sono garantido

As vitaminas de complexo B são capazes de balancear os hormônios que equilibram as substâncias culpadas pelas atividades cerebrais do sono. O ácido fólico também alimenta neurotransmissores responsáveis pela saúde do sono.

O abacate, apesar de não ter contraindicações, se consumido em excesso pode promover o ganho de peso corporal. Como o fruto é rico em gorduras, o consumo acima da quantidade recomendada pode fazer com que elas sejam armazenadas pelo organismo. O maior segredo da alimentação saudável é o equilíbrio, portanto, não devemos esquecer que ele é uma fruta calórica.

×