Você gosta de milho verde? Descubra alguns benefícios deste alimento

Você gosta de milho verde? Descubra alguns benefícios deste alimento

Entre os benefícios do milho para a saúde podemos citar a prevenção de doenças digestivas e do coração, a redução da hipertensão e a prevenção de defeitos do tubo neural em bebês.

Todos os tipos de milho têm qualidades que colaboram com a saúde de quem os consome. Fonte de vitaminas e fibras, o alimento ainda é importante para a reposição de minerais.

Sendo assim, o alimento é muito conhecido por ser rico em antioxidantes, substâncias que podem proteger as células do nosso corpo de danos causados por radicais livres. O milho é um cereal que tem funções de proteção muito importantes para a visão, o intestino e o sistema imunológico e que ainda prolonga a sensação de saciedade, afastando a fome por mais tempo. A seguir, conheça para o que ele é tão bom:

Para visão
Graças a seus antioxidantes carotenoides (luteína e zeaxantina), é capaz de proteger a parte interna da retina dos danos e alterações proporcionados pela exposição à luz.

Para o coração
O óleo de milho é uma boa fonte de ácidos graxos, inclusive o ômega 3, que fortalecem a saúde cardiovascular do corpo por normalizarem os níveis de colesterol ruim e a pressão arterial elevada.

Para o sistema imunológico
Outro benefício do milho é a melhora do sistema imunológico, que protege o corpo de vírus, bactérias e outras ameaças que podem resultar em doenças. Essa função ocorre devido à composição com carotenoides, que protegem também os olhos e a pele.

Para diabéticos
Por ser fonte de vitaminas do complexo B e ter boa concentração de fibras, auxilia na regulação e na liberação de insulina no sangue, evitando picos glicêmicos.

Para o colesterol
O óleo de milho pode ter propriedades que reduzem o colesterol nos vasos sanguíneos, que em excesso pode causar doenças cardiovasculares.

Para o sistema digestivo
As fibras auxiliam na proliferação de bactérias benéficas ao sistema digestivo humano, de modo a auxiliar na diminuição do risco de desenvolver doenças intestinais, como o câncer colorretal. Ainda por cima, as fibras colaboram com o bom funcionamento do intestino.

Fonte de energia
Rico em carboidratos, o milho também é uma ótima fonte de energia.

Para a pele
É fonte rica de betacaroteno, o que é um excelente nutriente para a saúde da pele.

É importante apontar que o consumo precisa ser moderado se a pessoa visa o emagrecimento. Por ser fonte de proteínas e fibras, o milho pode ser importante aliado ao prolongar a sensação de saciedade. Apesar disso, devemos ficar atentos ao fato de que tem alta concentração de carboidratos e, portanto, deve ser consumido com contenção para não obter um aumento muito grande de açúcar no sangue.

×