Você sabe quais os grandes benefícios do espinafre?

Você sabe quais os grandes benefícios do espinafre?

Incluí-lo na dieta é bom não só para quem quer perder peso, mas também para quem quer cuidar do corpo e ficar protegido de uma série de doenças.

Além de o seu preço ser acessível, o seu sabor marcante e a presença de muitos nutrientes tornam o espinafre uma das hortaliças mais consumidas atualmente. Não é à toa que o famoso marinheiro Popeye, dos desenhos animados, ficava mais forte e confiante depois de comê-lo, lembram?

Rico em sais minerais, como ferro, cálcio e fósforo, e com alta concentração de vitaminas dos complexos A e B, a verdura ajuda na formação dos ossos, dentes, construção muscular, coagulação sanguínea e conservação da visão. O espinafre é uma hortaliça de alto valor nutritivo, importante fonte de vitaminas e sais minerais, e que possui algumas substâncias pouco conhecidas, mas que trazem grandes benefícios para o ser humano. Vamos conhecer suas qualidades:

1. Atua contra a queda de cabelo

Ele é um vegetal importante para o crescimento do cabelo, pois é rico em proteínas e vitaminas A e C. Estes nutrientes têm propriedades que são usadas pelo corpo para produzir óleos específicos que podem ajudar a aumentar o crescimento e o volume dos cabelos.

2. Ajuda a manter a pele saudável

A vitamina A presente no espinafre é necessária para o crescimento de todos os tecidos do nosso corpo, incluindo a pele. Ele também é rico em vitamina C, fundamental para a construção e manutenção de colágeno, que fornece a estrutura para a nossa pele e cabelos.

3. Fortalece os músculos

Os nitratos presentes no espinafre agem em duas proteínas associadas com a regulação do cálcio em humanos. Quando o nível destas proteínas aumenta, mais cálcio é liberado no corpo. Isto por sua vez aumenta a contração muscular. Tais benefícios servem para ajudar tanto atletas interessados na tonificação muscular, quanto pessoas que precisam aumentar a força dos músculos, como os idosos.

4. Auxilia no controle da diabetes

O espinafre contém um antioxidante que serve para reduzir os níveis de glicose, aumenta a sensibilidade à insulina e impede alterações oxidativas induzidas pelo estresse, em pacientes com diabetes.

5. Ajuda a prevenir asma

Os riscos de desenvolver asma são mais baixos em pessoas que consomem uma grande quantidade de certos nutrientes. Um desses nutrientes é o betacaroteno. O espinafre é uma excelente fonte deste nutriente.

6. Mantém a saúde dos ossos

A vitamina K é responsável pelos benefícios do espinafre à saúde dos ossos, uma vez que esta vitamina atua como um modificador de proteínas da matriz óssea, melhora a absorção do cálcio e pode ajudar a reduzir a perda de cálcio através da urina.

7. Promove a regularidade do intestino

O espinafre é rico em fibras e teor de água, o que ajuda a prevenir a constipação e a promover um sistema digestivo saudável.

8. Auxilia na redução da pressão arterial

Por causa de seu alto teor de potássio, o espinafre é recomendado para pessoas com pressão arterial elevada. Ele tem propriedades que ajudam a anular os efeitos do sódio no organismo. A baixa ingestão de potássio pode ser um grande fator de risco no desenvolvimento de pressão alta, assim como o consumo de sódio em excesso.

9. Ajuda a manter a saúde dos olhos e a qualidade da visão

A luteína é encontrada no espinafre e protege contra doenças oculares como a catarata, a degeneração macular e outros problemas de visão relacionados ao envelhecimento.

×